O varejo enfrenta uma evolução significativa, impulsionada por tendências tecnológicas, comportamentais e ambientais que moldam a experiência do consumidor e a estratégia de negócios.
A imagem acima mostra o portal da SXSW. É um congresso com o intuito de reunir diversos pensadores das áreas de inovação em mídia, interatividade, comportamento, música e consumo, para refletir e debater sobre esses temas. Esse evento é realizado em Austin-Texas e os que participam tem a intenção de inovar e criar o futuro que transformam pessoas e revolucionam o mundo dos negócios. A partir desse envolvimento é discutido muito sobre as tendências que impactaram a humanidade.
MAS QUAL A IMPORTÂNCIA DE INOVAR?
Nas palavras da profª Andrea Bisker, “é a única forma de você imunizar, blindar o seu negócio para o futuro rastreando os sinais da visão global. As empresas de sucesso, serão aquelas que pensam pra frente e que encorajam a cultura da inovação.”
Neste momento estamos vivendo o macromovimento da JOYTOPIA que é busca por experiências afirmativas, de apoio e inspiração, servindo como um veículo para cura, redefinição e recuperação. Neste movimento se destacam dois micromovimentos que são o HEDONISMO DA CURA (a cura vem pelo prazer) E O SUPER ORDINÁRIO (a felicidade estão nas coisas simples).
Estes conceitos estão no material no link a seguir, de forma gratuita: https://www.tatianarainieri.com.br/tendencias-transformadoras-de-mercado-e-varejo-2025